domingo, 7 de dezembro de 2025

Grécia Antiga: Atenas


Grécia Antiga: Atenas
Atenas foi a Cidade-Estado mais importante da Grécia Antiga. Para muitos estudiosos e historiadores foi essa comunidade o berço definitivo do mundo ocidental. E uma das razões para essa afirmação se baseia na Democracia, um sistema político baseado na opinião da maioria da população. Obviamente a Democracia de Atenas em nada se parecia com a Democracia das grandes Repúblicas ocidentais atuais, mas o conceito básico se manteve através dos séculos. 

Na antiguidade a população de Atenas era bem menor do que qualquer outra cidade do mundo moderno, assim uma Democracia onde todos os cidadãos se reuniam numa praça para discutir os rumos políticos daquela comunidade era algo bem natural de acontecer e possível de se realizar. A Democracia em Atenas era um sistema político direto, sem representantes. Os próprios cidadãos escolhiam os rumos que a cidade iria tomar. 

E nesse conceito de cidadão não entrava grande parte da população que vivia em Atenas. Cidadão era apenas o homem ateniense livre, branco, maior de idade que havia nascido de pai e mãe ateniense. Era o patriarca, dono dos meios de produção, das fazendas, etc. Ficava de fora da categoria de cidadão as mulheres, os estrangeiros e os escravos. Assim a verdadeira Democracia em Atenas era para poucos escolhidos. 

A sociedade em Atenas era bem estratificada, com pouca oportunidade de escalada social. Geralmente a pessoa que nascia dentro de uma classe social morria nela, sem chance de subir na vida. No topo dessa escala social estava o Cidadão ateniense, dono de todos os direitos e meios de produção. Podia votar e ser votado e era ouvido nas tomadas de decisões políticas da cidade. Abaixo estava as mulheres atenienses, que não possuíam direitos políticos, mas eram as matriarcas das famílias tradicionais de Atenas. 

Abaixo das mulheres de Atenas vinha os Metecos, estrangeiros residentes em Atenas. Geralmente eram comerciantes e artesões. Por fim, na base da pirâmide social vinha os Escravos, que representava a mão de obra que realmente trabalhava em Atenas. Trabalhavam nas grandes obras da cidade, na Agricultura e nos serviços domésticos. Para o cidadão de Atenas o trabalho era visto como coisa de escravo. Era uma desonra trabalhar. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. O mais difícil na cultura Grega é distinguir o que e uma coluna.jônica, ou uma coluna dórica. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Essa era uma questão clássica dos antigos vestibulares...

    ResponderExcluir